Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dicário da Make #1




Boa tarde,

Lembram-se de um post sobre maquiagem que fiz há uns tempos...sobre o kit básico?!...
Pois bem, hoje vou começar uma série de artigos dedicados a esse KIT! Explicando cada item que o compõe, de uma forma muito mais pormenorizada e com alguns exemplos na prática.
 
Hoje vamos começar pela BASE.
(lembro que estou a referir-me apenas a produtos de maquiagem, mas antes da base, deves passar sempre um bom hidratante, ok?!)
 
Este produto é essencial, no teu kit de maquiagem, como eu já havia referido. A base é responsável por homegeneizar a tua pele, tornando-a uniforme, sem imperfeições ou pequenas manchas. A base dá um acabamento saudável à pele do teu rosto.
 
Mas a escolha da base, admito que não seja uma coisa muito fácil. No mercado temos cada vez mais marcas que nos oferecem mil e uma vantagens, cada uma com as suas características, e convenhamos que a base é tramada no que às diferentes caracteristicas, diz respeito!
 
 
A escolha da base deve ser fundamentada no teu rosto, e não do rosto de uma amiga, ou de alguém que viste num anúncio, só porque nelas funcionou bem.
 
O primeiro passo para a escolha da tua base é...identificar o teu tipo de pele...a partir daí, tens meio caminho percorrido, nesta ínfima procura,lol! Assim, acredita, corres muito menos risco de errares no tipo e cor de base...e de saires à rua tipo "palhaçinha"...lol!
  
 
Como já deves saber, ou não.. existem cinco grandes grupos de tipos de pele. As peles secas, as mistas, as normais, as oleosas e as sensíveis.
 
  • PELES SECAS - Frequentes em idades mais avançadas, caracterizam-se por possuirem maior tendência à descamação e pouca elasticidade, o que faz com que se formem com mais facilidade as rugas e linhas de expressão, de que em outros tipos de pele. De todas é a que requer mais cuidados. 
  • PELES OLEOSAS - Como o nome indica é o tipo de pele que mais "óleo" produz. Ou seja, as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção do sebo da pele, devido a vários fatores - como a genética - têm uma atividade mais intensa do que nos outros tipos de pele. É marcada pelo aspeto gorduroso e brilhante.
  •  
  • PELES MISTAS - Fácil de se perceber que é uma mistura dos dois últimos tipos de pele. Oleosa em algumas zonas, mormente a ZONA T (testa, nariz e queixo), e seca noutras, em redor da boca, olhos e bochechas. É seguramente o mais comum tipo de pele. (Por exemplo o meu!)
  •  
  • PELES NORMAIS - É o tipo de pele mais saudável, com menos manchas e imperfeições. É macia, flexível e super equilibrada nos níveis de oleosidade e secura. (Gostava tanto de ter este tipo de pele....lol..).
  •  
  • PELES SENSÍVEIS - É o tipo de pele mais frágil, com uma textura muito fina desenvolve com facilidade pequenas inflamações, manchas e vermilhidões, tende a descamar também. Tal como a pele seca, requer muito cuidado e atenção na hora de escolher os produtos a usar.
 
Para descobrires qual o teu tipo de pele, usa pela manhã, depois de lavares o rosto, um lenço...mediante a oleosidade que o lenço apresentar, percebes segundo as características acima descritas, qual o teu tipo de pele.
Quanto ao meu caso, já tive pele mista com mais tendência para oleosa...agora tenho mista mas com  tendência para pele seca...enfim.. - acho que a minha pele tem vontade própria..lol!
 
Próximo passo, depois da maratona dos tipos de pele, é escolher a cor, textura e a cobertura que pretendes da tua base.
 
 
Deves tentar aproximar o mais possível a cor da base, com a cor original do teu rosto, nada de exagerar em tonalidades muito claras ou escuras, porque vai trazer um aspeto artificial à tua cara, principalmente com a diferença entre o pescoço e rosto.
Experimenta a cor diretamente na tua face, na linha do maxilar, a que se fundir com a tua cor é a ideal. Não testes a cor na mão, como já vi muitas pessoas fazerem - as mãos são sempre mais escuras que a pele da tua cara. Facilita em muito, uma ida a uma loja de cosméticos, lá podes aconselhar-te melhor e podes sempre experimentar vários produtos.
 
A textura é outro problema. Devo usar base em pó? em creme, ou liquida? Com brilho ou sem brilho?
Isso vai variar, necessariamente, consoante o teu tipo de pele.
 
PELES SECAS: Base líquida rica em óleos e água o que vai permitir hidratar a pele;
Exemplo:
 
PELES OLEOSAS: Base líquida com acabamento "mate" (fosco), livre de óleos, ou uma base em pó, que vai permitir atenuar as zonas oleosas;
Exemplo:
 
PELES MISTAS/NORMAIS: Base líquida, com algum brilho e pouca quantidade de óleos. Poderás usar também em creme, ou em pó com as mesmas características, semi-fosca e semi-aquosa.
Exemplo:
 
 
Depende em muito da finalidade para que usas a base e qual a duração que pretendes. Em traços gerais, existem bases de cobertura baixa, que só uniformizam a cor da tua pele e dão um aspeto mais saudável, existem as de cobertura média que prolongam a duração e cobrem já algumas imperfeições e as de cobertura alta, autênticas "fadas" da beleza, porque tapam tudo e mais alguma coisa e duram hoooooras a fio..!
 
 
 
Se queres saber como, vê o passo a passo!
 
  1.  Deves ter o rosto limpo e depois de aplicar hidratante, se a tua base não tiver FPS (factor de protecção solar), aplica também um protetor, quer seja verão ou inverno;
  2.  
  3. Coloca a base (caso seja líquida), na parte externa da tua mão, para doseares com mais facilidade aquilo que queres pôr no rosto;
  4.  
  5. Vai colocando, com dedo (o "anelar" é o ideal porque forcará menos o rosto), "pintinhas" de base pelo teu rosto :)
  6.  
  7. Depois tens 3 opções:
  • Espalhar a Base com os dedos, se assim for, faz esse processo sempre do centro do rosto para fora;
  • Usando o pincel, em movimentos circulares, para dar um aspeto mais natural
  • Ou com esponjinha, dando pequenas batidinhas e fazendo pequenas ondulações.
Não te assustes com a minha cara...lol!
 
 

 
NOTA:
Se a tua escolha de base recair sobre uma base em pó (ou solto ou compacto) deves usar sempre pincel ou esponja, se for uma base em creme, o uso de pincel é essencial porque é uma base dificil de se espalhar com os dedos.
 
Mais coisas se podiam falar sobre bases, mas estes são os aspetos essenciais - e mesmo assim o post ficou enoooorrrmeee!
Se ficaste com alguma dúvida, deixa o teu comentário, que eu tento esclarecer da melhor maneira!
 
Beijo, Cátia

2 comentários:

  1. Gostei muito do teu blogue! Tornei-me seguidora!
    Vou espreitando!
    Espero que gostes do meu tb! ;)
    **
    http://moonandinsanity.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adorei o blog :) onde fazes este tipo de letras e edições como a base.. :) ?

    ResponderEliminar